Normas de Utilização

A sua segurança e bem-estar são a nossa prioridade.
Estes só podem ser garantidos com a cooperação de todos através do cumprimento das regras estabelecidas.
Cuide de si e dos outros, aja de forma responsável e permita que todos possam usufruir da espaço e da modalidade em segurança.

Por favor, antes de marcar a sua sessão de treino, leia atentamente as regras seguintes e veja o vídeo com as regras de segurança.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO VERTIGO CLIMBING CENTER

Âmbito

Neste regulamento constam as normas de utilização a serem cumpridas por todos os utilizadores do Vertigo Climbing Center a partir do momento da entrada nas nossas instalações e também no espaço exterior contíguo (zona de esplanada e lugares de estacionamento). Mesmo as pessoas que não praticam qualquer actividade física no espaço estão vinculadas pelo presente regulamento.

Estas normas abrangem todas as actividades desenvolvidas no Vertigo, incluindo o uso das paredes de escalada, dos aparelhos de fitness na zona do ginásio, das zonas de chuveiros e cacifos, o aluguer de material e a participação nos cursos, eventos e competições. Durante uma competição ou outro evento organizado pelo Vertigo, os atletas e os espectadores devem cumprir as regras específicas associadas ao evento além das normas gerais de utilização do espaço. Todos os participantes dos treinos de grupo e dos cursos organizados pelo Vertigo estão sujeitos a estas normas.

O Vertigo reserva-se o direito de limitar ou impedir a entrada de clientes nas suas instalações por motivos de segurança ou por comportamento considerado inapropriado. Para todos os danos ou prejuízos deliberadamente provocados nas nossas instalações, o Vertigo reserva-se o direito de reclamar uma indemnização compensatória

O incumprimento de qualquer uma das normas deste Regulamento será causa de expulsão automática das instalações, sem direito a qualquer medida compensatória.

Normas Gerais de Uso

1. Os utilizadores e staff do Vertigo deverão manter sempre uma postura cortês, educada e pautada pelo bom senso e respeito pelas normas gerais. 

2. Fumar está expressamente proibido no interior do Vertigo. 

3. A venda e consumo de álcool é permitida apenas a maiores de 18 anos e restrita ao espaço do café e da esplanada. É proibida a entrada a qualquer pessoa que mostre sinais evidentes de qualquer tipo de intoxicação por álcool ou drogas. 

4. O consumo de bebidas e de comida é apenas permitido na zona do café e esplanada. 

5. Apenas pessoal autorizado do Vertigo poderá ministrar sessões ou aulas de escalada e outras actividades lúdicas ou formativas. Qualquer elemento estranho ao staff do Vertigo que empreenda este tipo de actividades à revelia do Vertigo será forçado a abandonar as instalações sem direito a qualquer compensação. 

6. Qualquer problema detectado na parede de escalada, nas presas, equipamentos ou qualquer outro domínio das instalações, para além de qualquer comportamento inapropriado por parte de outro utilizador, deverá ser reportado directamente ao staff do Vertigo. 

Responsabilidade e Consentimento Informado

O utilizador e/ou seu representante legal reconhecem por este meio: 

a. Entender que a escalada nas suas diferentes modalidades é uma actividade desportiva não isenta de riscos, apesar de mitigável em grande medida pelo uso apropriado das instalações e pela adopção das medidas normais de segurança constantes neste regulamento. 

b. Ter recebido informação completa e suficiente sobre as características da actividade e ter lido o presente regulamento.

c. Reunir todas as condições físicas e mentais indispensáveis para a prática desportiva no Vertigo, fazendo uso das instalações por sua conta e risco. 

d. Conhecer e aceitar que a prática desportiva implica riscos para a sua integridade física e de terceiros, incluindo, mas não exclusivamente: lesões, doenças, entorses e/ou fracturas, incapacidade permanente e até a morte. 

e. Conhecer e aceitar que os riscos derivados da prática desta actividade são imponderáveis e não podem ser totalmente controlados, nem pelo utilizador, nem pelo Vertigo, assumindo os utilizadores as possíveis consequências negativas que possam advir da prática desta actividade. 

f. Ter sido informado e aceitar que em caso de acidente ou outro problema de saúde o Vertigo prestará toda a assistência ao seu alcance ao nível dos primeiros socorros e organizará, se necessário, o recurso a pessoal médico especializado, sendo que o utilizador aceita pagar todos os custos inerentes a esta assistência e aceita não caber ao Vertigo qualquer responsabilidade pecuniária nesta matéria.

g. Mediante a assinatura deste contrato o utilizador dispensa incondicionalmente o Vertigo de qualquer queixa ou indemnização resultante da participação do utilizador em actividades do Vertigo, inclusive por negligência comum. 

h. Todas estas aplicações estendem-se aos menores, mesmo que sob tutela de outrem. 

Horário

O Vertigo está aberto todos os dias úteis, das 10 às 23h, sábados, das 10h-20h e domingos e feriados, das 10h-18h.

Durante os meses de Julho e Agosto estes horários podem variar e por restrições legais, também podem alterar. 

Aquando da organização de eventos e competições o Vertigo poderá não abrir ao público, reservando-se o direito de limitar ou ampliar os horários de abertura e fecho. Em qualquer dos casos, será disponibilizada com antecedência informação sobre as alterações no site, redes sociais e outros canais de comunicação do Vertigo. Em caso de encerramento ou limitação do acesso, não serão reembolsados os sócios.

O Vertigo reserva-se o direito de limitar temporariamente o acesso a determinadas áreas das instalações por motivo de treinos de grupo, aulas de iniciação, cursos, eventos, limpeza ou manutenção das paredes de escalada ou ainda por trabalhos relacionados com o equipamento de boulders (routesetting) ou qualquer outro acontecimento especial. Estas  limitações não justificam qualquer devolução do valor da entrada. 

Limitações de Utilização do Espaço

A lotação máxima do rocódromo é de 60 pessoas.
O uso do espaço está limitado a sessões (slots) de 2h por dia por pessoa, podendo ser estendidas caso a lotação do espaço o permita.

Condições de Acesso

Para aceder às instalações do Vertigo com o fim de escalar, praticar exercício físico nas zonas de treino e de fitness e/ou participar em aulas, cursos, competições ou eventos (quer como participantes, quer como espectadores) é obrigatória a inscrição prévia na recepção, onde qualquer utilizador poderá adquirir o seu passe diário; aderir ou renovar mensalidades e outras modalidades de fidelização. 

Cada utilizador tem de assinar o Termo de Responsabilidade, pelo qual declara conhecer e respeitar as Normas de Utilização do espaço.

Menores de Idade

Não é permitida a utilização do espaço de escalada por menores de 5 anos, em nenhuma circunstância. 

Os menores de 12 anos só podem aceder ao Vertigo mediante o consentimento expresso prévio de pelo menos umpai, mãe ou tutor (doravante designado por representante legal) que deverá permanecer nas instalações junto ao menor em todos os momentos, a menos que este esteja acompanhado por um Monitor do Vertigo no quadro de uma actividade organizada. 

Os menores de 18 anos só poderão aceder às instalações do Vertigo mediante consentimento um representante legal, através da assinatura do Termo de Responsabilidade. O representante legal aceita que o menor de idade utilize as instalações do Vertigo e participe das suas actividades consciente de que o Vertigo não pode ser responsabilizado por quaisquer implicações resultantes dessa utilização.

As actividades para crianças e jovens, designadamente as aulas de grupo, eventos e competições, podem estar sujeitas a restrições de idade. A participação em qualquer uma destas actividades requer o consentimento escrito do representante legal e a apresentação de documento de identificação válido. 

O Vertigo reserva-se o direito de excluir menores de uma actividade por questões de segurança ou de comportamento inadequado.

Normas de Escalada no Espaço de Boulder

1 – É obrigatório o uso de pés de gato nas paredes de escalada. Os clientes que não tenham os seus próprios pés de gato poderão alugar na recepção. 

2 – Só é permitido o acesso a menores de 12 anos, sob acompanhamento permanente de um adulto responsável, seja o representante legal ou um Monitor qualificado do Vertigo. 

3 – Antes de iniciar a escalada cada utilizador deve assegurar que não interfere, nem se encontra na rota de colisão de nenhum outro escalador. 

4 – Não é permitido o uso de magnésio em pó ou em bola. Apenas o uso de magnésio líquido é permitido no espaço.

5 – Não é permitido consumir alimentos nem bebidas na área de escalada, ginásio ou zona de cacifos, apenas na zona de café e esplanada. 

6 – Não se pode deixar material na superfície dos colchões (calçado, roupa, telemóveis e afins). 

7 – Não é permitido escalar em tronco nu. 

9 – Na medida do possível deve evitar-se saltar dos pontos mais altos da parede de escalada, optando-se sempre que possível por destrepar. Uma má queda pode provocar lesões inconvenientes e até graves. 

10 – Sempre que possível deve o escalador prevenir verbalmente os outros utilizadores presentes nas imediações da zona de queda. Aconselhamos todos os utilizadores a amortecerem a queda da melhor maneira possível. 

11 – O utilizador deve prestar atenção em todos os momentos aos demais escaladores e respeitá-los. Não se pode escalar por cima ou por baixo de outro escalador e não é permitido caminhar ou permanecer por baixo de outro escalador. 

12 – Não é permitido escalar além do limite superior das paredes, nomeadamente, para a parte de trás da estrutura da parede de escalada. 

13 – Escovar os boulders é uma boa prática que demonstra respeito pelos demais utilizadores do espaço. Apesar de não ser obrigatório o uso da escova, tanto esta como o magnésio e a tape são equipamento individual básico para qualquer utilizador do Vertigo e estão disponíveis para venda na nossa recepção. 

14 – É estritamente proibido andar descalço no espaço

Preços e Abonos

Todos os preços e condições estão disponíveis na nossa página web e em formato físico nas nossas instalações. No caso de incoerências, a versão vinculativa do documento será aquela disponível nas nossas instalações. 

Os passes diários e todos os abonos (mensal, semestral e anual) são pessoais e intransmissíveis. Os passes diários são válidos apenas no dia da compra.

Os Packs de 10 entradas são transferíveis, mas as sessões não utilizadas não são reembolsáveis. 

Todas as modalidades de fidelização (abonos mensais, trimestrais, semestrais e anuais) finalizam no último dia da fidelização e não se renovam automaticamente. 

Todos os abonos podem ser iniciados a qualquer dia do mês (sem obrigatoriedade de tomar o primeiro dia do mês como ponto de partida) mantendo-se válidas pelo período de 30, 90 ou 365 dias dependendo da modalidade escolhida – mensalidade, trimestral ou anuidade.

Todas as mensalidades são renováveis a partir do dia inicial da mensalidade precedente, a menos que decorram duas semanas sobre a data de expiração dessa mensalidade

O valor dos abonos adquiridos pelos utilizadores não é susceptível de reembolso sob nenhuma circunstância. 

Todos os utilizadores aderentes de abonos ou Pack de 10 são automaticamente considerados sócios do Vertigo, beneficiando de descontos especiais de 10% na compra de material de escalada e nas actividades outdoor. Beneficiam ainda de descontos decididos ad-hoc aquando da organização de eventos ou competições. 

Em caso de lesão ou doença os abonos semestrais e anuais podem ser suspendidos por uma quota mensal de manutenção de €15 por pessoa. A duração mínima dessa suspensão é de um mês e para dar-se alta da quota de manutenção o sócio deverá informar o Vertigo com 3 dias de antecedência. 

Os débitos directos começam no primeiro dia do mês e terminam no último dia do mês. Os dias não aproveitados não são reembolsáveis e os abonos mensais domiciliados por débito directo são renovados automaticamente a menos que seja dada baixa dos mesmos com 5 dias de antecedência via e- mail, mediante o preenchimento do formulário disponível no site do Vertigo para o efeito.

Todos os pagamentos podem ser feitos em numerário ou via cartão bancário ou outros meios electrónicos (MB Way). 

MENORES 25 ANOS E ERASMUS 

Os descontos associados para as mensalidades aos menores de 25 anos e aos estudantes de Erasmus afiliados ao Erasmus Life Lisboa são aplicáveis apenas mediante apresentação de documento de identificação válido ou cartão ELL. 

FAMÍLIA 

Apenas os familiares de primeiro grau podem beneficiar dos descontos de família (10% em todos os abonos não-diários).

Marcações

Aconselhamos sempre a marcação prévia da sua sessão de treino através da aplicação ou site da Vertical Life, especialmente se quiser praticar durante as horas de maior afluência do rocódromo (17h-21h). No entanto, continuaremos a aceitar drop-ins, caso a lotação do espaço o permita.

Poderá reservar as suas sessões de treino com um máximo de uma semana de antecedência.

Para efetuar a sua marcação bastará procurar pelo Vertigo Rocódromo Lisboa na aplicação Vertical Life ou consultar aqui e seguir os passos que lá constam. No final receberá um e-mail de confirmação da sua marcação.

É estritamente obrigatório efetuar o check-in e check-out da sua sessão na nossa recepção.

De forma a evitar que haja uma aglomeração de pessoas na recepção do espaçõ e nas casas de banho, os horários de check-in e check-out para cada sessão de treino serão intercalados.

Política de Cancelamento / No Shows

Os clientes poderão cancelar a sua marcação por telefone para o 211320947 até 3h antes do início da sua sessão de treino. Caso não façam estarão sujeitos a uma eventual restrição em futuras marcações de sessões.

Normas Específicas para Grupos

A participação nos treinos de grupo requer pré-inscrição e pré-pagamento e está sujeita às vagas existentes conforme o número limite de pessoas por aula, que pode variar. Todos os sócios têm prioridade sobre os demais interessados na obtenção de um lugar nos grupos das aulas. 

As actividades individuais e de grupo (que não os treinos semanais periódicos) tais como aulas de iniciação e festas de aniversário ou actividades de escolas e campos de férias, podem ser canceladas até 72 horas antes da data da actividade através de e-mail dirigido a vertigoroco@gmail.com. Os cancelamentos sem o pré-aviso de 72 horas não poderão beneficiar do direito de reembolso. 

Medidas de Prevenção de Contágio e a Propagação do COVID-19

Qualquer pessoa que apresente sintomas (febre, tosse ou dificuldades respiratórias) deverá, em consciência, abster-se de utilizar o rocódromo.

Reforçamos que o uso da máscara é obrigatório para clientes e colaboradores em todas as áreas do rocódromo e em todas as instâncias excepto durante a prática de atividade física.

Realçamos a importância para o cumprimento da distância física de pelo menos 2 metros na circulação das zonas comuns do rocódromo e de 3 metros durante a prática de atividade física. É ainda fundamental a deinfecção das mãos ao entrar no pavilhão e antes e após o seu treino ou aula e o respeito da etiqueta respiratória.

Estas medidas permanecerão em vigor até nova comunicação da nossa parte e rogamo-nos o direto de as alterar sem aviso prévio e a qualquer momento, caso assim se justifique.

Perdidos e Achados

O Vertigo não se responsabiliza por qualquer objecto extraviado ou roubado dentro das instalações, inclusive nas zonas de cacifos. O Vertigo recomenda a todos os utilizadores que não depositem objectos de valor na zona de cacifos sem sistema de fecho seguro. Os objectos encontrados nas nossas instalações permanecerão guardados por um prazo máximo de 3 semanas. Se neste prazo não forem reclamados pelos proprietários serão doados a organizações de beneficência e solidariedade social. 

Proteção de Dados

De acordo com a Lei n.o 58/2019, de 08 de Agosto (Lei da Protecção de Dados Pessoais), o utilizador autoriza que os dados pessoais fornecidos sejam usados pelo Vertigo para a gestão dos dados dos clientes, mas também para campanhas de informação e de marketing. Aqueles interessados em exercerem o seu direito de acesso, rectificação ou cancelamento da sua informação pessoal poderão dirigir-se por escrito ao Vertigo solicitando essa alteração, nos termos previstos na Lei para a morada do Vertigo ou por e-mail. O utilizador e/ou seu representante legal autorizam o Vertigo a utilizar o seu nome e a sua imagem para actos de promoção e comunicação do Vertigo. 

O Vertigo pode fazer fotografias e vídeos em que apareçam os utilizadores presentes no espaço e tem autorização para utilizar essas imagens para marketing e outros fins promocionais, sem obrigação de qualquer contrapartida financeira. Estão proibidos quaisquer vídeos e fotografias comerciais não autorizados prévia e devidamente pelo Vertigo.

Podem fazer-se fotografias e vídeos unicamente para uso pessoal. O registo de fotografias e vídeos nos balneários é absolutamente proibido. 

Disposições Finais

O Vertigo reserva-se o direito de modificar as normas de utilização do espaço, o termo de responsabilidade, os preços em vigor e qualquer outro documento legal em qualquer momento. Estas modificações entram em vigor imediatamente após a sua publicação nas instalações do Vertigo. 

Este regulamento rege-se pela Lei portuguesa. A impossibilidade de aplicação de qualquer disposição presente neste contrato não afecta a validade ou aplicabilidade de nenhuma outra disposição a menos que entre em colisão com os direitos e obrigações fundamentais estabelecidos por este contrato para cada uma das partes. 

O texto integral aqui plasmado foi redigido em português e em inglês, sendo todavia preferível a sua interpretação na versão portuguesa.

Vem visitar-nos

Avenida Infante D. Henrique
Edíficio Beira Rio, Fracção S
1950-408 Lisboa

+351 211 320 947
+351 967 890 179

vertigoroco@gmail.com

Horário

2ª-feira a 6ª-feira: 
10h – 23h

Sábado: 
10h – 20h

Domingo e Feriados: 
10h – 18h